Matrícula Calouros 2012

09/02/2012 20:48

Calouros e calouras!

Considerando que o dia da matrícula é aquele que formaliza o vínculo oficial entre o acadêmico e a universidade, pensamos por bem fazer um ‘mini-guia’ com dicas para esse dia tão importante pra vocês, que é o da matrícula!

1) DIAS E HORÁRIOS: 13 e 14 de fevereiro, das 13h às 19h!

2) LOCAL: Para o curso de RI, nas dependências da nossa coordenadoria, ou seja, no Centro Sócio-Econômico (CSE) – qualquer dúvida falem com alguém aqui no grupo que explicamos como chegar no nosso Centro!

3) Documentos que vocês NÃO PODEM DEIXAR DE TER EM MÃOS no dia da matrícula, lembrando que devem levar O ORIGINAL E A FOTOCÓPIA!!

1. Autodeclaração original firmada pelo candidato junto à CVA e aprovada pela Comissão de Validação da Autodeclaração (apenas para os candidatos autodeclarados negros ou indígenas);

2. Documento de identidade (RG e CPF) com o qual se inscreveu no concurso vestibular;

3. Título de eleitor com quitação eleitoral (apenas para maiores de 18 anos, mas mesmo quem fez 18 depois da última eleição, e portanto não votou ainda, deve imprimir a quitação!!!) – Nesse caso, deve levar o título E os comprovantes de voto (pequeninhos). Para aqueles que perderam os comprovantes, podem emitir uma certidão de quitação eleitoral no http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, clicando em ( ) Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral, depois em EMISSÃO DE CERTIDÃO e depois completando os dados que eles pedem).

4. Certificado militar atualizado (apenas para o sexo masculino);

5. Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino fundamental e médio compreendido da 1ª série à 8ª série e da 1ª série à 3ª série respectivamente, comprovantes de todo o percurso escolar realizado em escola pública (nesses moldes, apenas para candidatos concorrentes do PAA oriundos da escola pública);

6. Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio/equivalente ou diploma registrado de curso superior (nesses moldes, apenas para os candidatos concorrentes do PAA, autodeclarados negros ou indígenas, mas procedentes de escola particular);

7. Certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio/equivalente ou diploma registrado de curso superior (nesses moldes, apenas para os optantes da classificação geral);

8. Atestado de vacina contra a rubéola (apenas para o sexo feminino e até 40 anos);

Abaixo temos dois documentos que vocês NÃO PRECISAM LEVAR, mas que deverão assinar na hora, quais sejam: uma declaração de que não cursas 2 universidades de ensino superior públicas e um termo de antecipação do ingresso, que assinas para permitir que sejas chamado para o primeiro semestre caso tenhas passado pro segundo! Eis abaixo:

9. Declaração negativa de matrícula simultânea em dois ou mais cursos de graduação na UFSC ou, nos termos da Lei n. 12.089, em outra instituição pública de ensino superior – não precisa levar, é um documento que a coordenadora dará pra assinares NA HORA, que prova que não estudas em 2 universidades públicas de ensino superior ao mesmo tempo – cursos técnicos ou faculdades particulares NÃO CONTAM);

10. Termo de opção para antecipação do ingresso no curso para o primeiro semestre letivo também não precisa levar, é um documento que assina na hora da matrícula para os candidatos classificados no 2º período dizendo que concordas ou não em ser chamado para o primeiro semestre conforme eles forem chamando os classificados.

4) Onde comer? Depois da matrícula, vocês poderão caminhar pelo campus e comer em uma das lanchonetes dos Centros (recomenda-se a do Centro de Eventos tendo em vista que a do nosso Centro, CSE, está fechada, ou a do Centro Tecnológico). Ou ainda, vocês podem se dirigir ao Shopping Trindade (na Rua Lauro Linhares, que é uma das ruas da rótula que se passa pra entrar no CSE – é só perguntar que as pessoas, se não forem calouros também, saberão responder). Também temos o Shopping Iguatemi, que é um pouquinho mais longe mas que tem mais opções pois é um shopping maior. Além dos Shoppings, temos o Servidores (perto do Teatro da UFSC e nas costas do Centro de Ciências Jurídicas), que é um restaurante a quilo muito bem servido e com preço mais justo. Além desses, tem o COMPER, supermercado quase em frente ao Shopping Trindade e demais restaurantes ao longo da Rua Lauro Linhares.

5) DICAS: Uma dica essencial é a de ir no primeiro dia de matrícula. Por quê? Para o caso de se houver algum problema com qualquer documentação terá mais um dia para ir atrás do documento faltante. E a fila? Pode ser que tenha mais gente fazendo, mas pelo menos se der alguma coisa errada terá tempo para resolver! Já aproveita e vai conhecendo os futuros coleguinhas na fila da matrícula. Outra dica é para os cotistas, sejam de escolas públicas ou afrodescendentes ou ainda indígenas: tenham em mãos as documentações exigidas especificamente para vocês (histórico escolar), principalmente os de escola pública, pois tem que comprovar perante a UFSC a trajetória em escola pública!! Também fique ligado nos seus queridos amigos e veteranos que estarão lá na matrícula para lhes dar as boas-vindas (além da coordenação): nada de timidez!

Atenciosamente,

Equipe CARI – UFSC