XVII ENERI UFSC 2012

O XVII ENERI (Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais) será sediado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012, com organização do CARI UFSC.

Para mais informações, acesse o website oficial do ENERI UFSC.

Confira também as redes sociais oficiais: Facebook, Twitter e Youtube.

XVII ENERI UFSC

Missão

Expandir e aprofundar a visão crítica dos estudantes de Relações Internacionais, por meio de um evento acadêmico que agregue diferentes perspectivas e opiniões sobre temas centrais da atual Agenda Internacional brasileira.

Visão

Ser um evento de excelência acadêmica, que traga reconhecimento ao curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Valores

o Excelência Acadêmica;

o Inovação e Criatividade;

o Respeito à Diversidade Cultural;

o Responsabilidade Sócioambiental.

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO

Local: Florianópolis, Santa Catarina – Brasil

Data: 23 a 26 de maio de 2012

Realização: Universidade Federal de Santa Catarina – Alunos do Curso de Graduação em Relações Internacionais

Público Alvo: Estudantes e profissionais envolvidos com a área de Relações Internacionais do Brasil e América Latina.

Público Esperado: 1.500 pessoas

Divulgação: Através de sites da UFSC, FENERI e XVII ENERI, vídeo institucional, material impresso e mídia espontânea. Almeja-se atingir cerca de 100 universidades em todo o Brasil e universidades da América Latina.

O ENERI

O Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) é um importante e reconhecido evento entre os alunos e profissionais de Relações Internacionais no Brasil e na América Latina. Com o fim de promover o intercâmbio de informações através de discussões acadêmicas, o ENERI traz palestrantes renomados e realiza suas atividades acadêmicas através de palestras, minicursos, workshops e afins.

O primeiro ENERI ocorreu em Brasília, em 1996, quando compareceram, aproximadamente, 300 estudantes. Na terceira edição, sediada em Florianópolis, foi criada a Federação Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (FENERI), entidade representante dos estudantes e co-organizadora dos ENERI’s.

Após a criação da FENERI, o encontro ganhou mais força e, em 2002, foram feitas mudanças significativas na estrutura do evento, como a forma de avaliação de trabalhos científicos e grupos de discussão, o que aumentou o grau de integração dos participantes.

Atualmente, o ENERI consolida-se como o maior evento de estudantes e profissionais de Relações Internacionais do país, já tendo sido organizado por diversas instituições como a FACAMP, FAAP, UNISUL, PUC-SP e ESPM. O encontro é de grande importância à comunidade acadêmica, além de ser o maior da América Latina em número de participantes.

O ENERI UFSC

O curso de graduação em Relações Internacionais da UFSC espera inovar e superar expectativas. Pretende-se elevar o teor acadêmico das palestras e discussões, garantindo conhecimento técnico e científico e interação aos participantes. Desta forma, é esperado que o evento resulte numa qualificação altamente positiva para os participantes, buscando, assim, a constante ampliação dos relacionamentos do Brasil com seus atuais e futuros parceiros internacionais.

O ENERI 2012 pretende ser diferenciado, uma vez que trará para os estudantes de Relações Internacionais de todo o Brasil e América Latina novidades em seu programa, como debates universitários, visitas temáticas com orientação profissional, dentre outras. O evento acontecerá em um agradável e aconchegante espaço, o centro de Cultura e Eventos da UFSC, o qual conta com localização privilegiada na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

Com o apoio da UFSC, o ENERI 2012 terá a estrutura padrão do já consagrado evento das Relações Internacionais mantida, sofrendo apenas pequenas alterações a fim de aprimorá-lo.